6 de junho de 2020

Alice: o robô do Tribunal de Contas do Estado

O Tribunal de Contas do Estado anunciou, por meio do comunicado SDG nº29/2020, a implantação da ferramenta de fiscalização Alice (Análise de Licitações Editais).

Por meio da Alice será analisado automaticamente os editais de licitação, utilizando tipologias específicas para identificar possíveis inconsistências ou irregularidades nos processos.

A partir de sua implementação, os arquivos de editais passarão a ser coletados de forma eletrônica, junto aos jurisdicionados da Corte de Contas, por meio do Coletor de Dados do Sistema Audesp.

Alice

Está previsto que o novo sistema entre em funcionamento nesta quarta-feira, 1 de julho. Os editais deverão ser remetidos até 48 horas contando a data de publicação. O Tribunal de Contas disponibilizou um manual de envio, para acessá-lo clique aqui.   

A ferramenta foi feita da cooperação firmada com a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, Infocontas, que congrega diversas cortes de contas de todo o país.

Funcionamento

O robô Alice irá analisar os editais de licitações e atas de registro de preços publicados pelas administrações e pelos órgãos públicos do Estado e dos municípios. Além disso, coleta informações do Diário Oficial e do sistema de Compras Eletrônicas Governamentais.

Todos os dados serão cruzados e o sistema elaborará um documento prévio e apontará os indícios de irregularidades.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo