7 de fevereiro de 2023

Dia da Internet Segura: 13 dicas de segurança digital para órgãos públicos

No dia 7 de fevereiro comemora-se o dia da Internet Segura. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar todos os usuários quanto à responsabilidade de construir um meio mais positivo, bem como, seguro. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Administração pública

Em relação à administração pública, um dos pontos de atenção é o ataque hacker. Afinal, já imaginou perder todas as informações do seu trabalho? E se tivesse que pagar para a liberação desses dados? Essa é uma realidade que tem se tornado muito frequente em prefeituras e entes públicos. 

Os crimes cibernéticos aumentam todos os dias, então, é necessário muito cuidado para não ser mais uma vítima. Isso porque, um click em um link indevido ou acessar um site desconhecido pode causar sérios danos a seus dados e informações. Há softwares maliciosos que são criados com o objetivo de liberar o acesso remoto ao seu computador ou servidor.   

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

13 Dicas de Internet Segura

A invasão pode bloquear o acesso às informações, assim, dificultando ou até mesmo impedindo a prestação de serviços. Isso acontece devido à falta de dados nos sistemas, além do custo para a liberação destas informações. 

Para orientar clientes e parceiros, Élton Sousa e Fábio Franzo, especialistas em infraestrutura e que atuam no Grupo Assessor, sugerem dicas de segurança digital. Elas ajudarão a manter seus documentos e informações protegidos. Então, veja quais são elas:

1 – Tenha um backup diário e mantenha uma cópia em outro local físico;

2 – Evite senhas fracas, bem como, curtas e simples;

3 – Opte por senhas que tenham, pelo menos, oito dígitos (letras minúsculas, letras maiúsculas, números e caracteres especiais);

4 – Realize a troca de senha com frequência;

5 – Mantenha as estações de trabalho e servidores com antivírus e sistema operacional atualizado;

6 – Utilize um firewall no servidor de internet com regra padrão para bloqueio;

7 – Evite usar portas convencionais nos serviços de acesso remoto;

8 – Não permita o acesso físico ao ambiente dos servidores ou à rede;

9 – Verifique o domínio dos e-mails recebidos, bem como,  não abra arquivos ou links caso não conheça o remetente;

10 – Nunca conecte pendrives USB ou outros dispositivos ao seu computador se você não souber qual é a procedência deles;

11 – Use apenas fontes de download conhecidas;

12 – Use serviços de VPN em redes Wi-Fi públicas. Aliás, o uso consciente de redes Wi-Fi públicas é uma medida de proteção sensata contra ransomware;

13 – Restringir acessos ao RDP (Remote Desktop Protocol) apenas para IPs autorizados;

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gestão de Backups

O Grupo Assessor conta ainda com a solução Gestão de Backups que vai ajudar a manter a segurança da entidade. A ferramenta de backup tem como principal objetivo garantir a integridade dos bancos de dados, bem como, a segurança do armazenamento dos arquivos em nuvem por um período de retenção de 30 dias. Dessa forma, garante a recuperação dos dados em um eventual ataque de invasão na estrutura do ente.

Quer saber mais informações sobre a solução? Então, clique aqui.