23 de janeiro de 2024

Inovação na Gestão Pública é tema do 1º Assessor Cast

A Inovação na Gestão Pública foi tema do primeiro episódio do Assessor Cast, o podcast do Grupo Assessor. Assim, a intenção do projeto é trazer temas de relevância para gestores e servidores municipais.

⠀⠀⠀

O que é o Assessor Cast?

Este novo projeto do Grupo Assessor trata-se de um podcast destinado à administração pública. Portanto, traremos para debate os assuntos mais pertinentes neste meio, como leis, mudanças, novidades e maneiras de potencializar toda a gestão dos municípios.

Grupo Assessor

Há mais de trinta anos estamos no mercado de gestão pública ofertando as melhores soluções de softwares e serviços. Dessa forma, contamos com uma gama completa de produtos que tornam a toda a administração mais eficaz e sustentável.

1º Assessor Cast aborda a Inovação na gestão pública

Para a primeira roda de conversa do Assessor Cast, contamos com Ana Clara, Hevandro Ferreira e Paulo Marques, todos colaboradores do Grupo Assessor. Então, veja um breve currículo deles a seguir.

Ana Clara é analista de inovação do Smartpolis Innovation Lab, formada em administração pela FEA/USP-RP. Iniciou sua experiência em inovação dentro da graduação por meio do Núcleo de Empreendedores, atuou em startups do setor de imobiliário e da saúde. Além disso, estagiou no Programa de Inovação Aberta no Supera Parque de Ribeirão Preto.

Hevandro Ferreira é sócio-diretor no Grupo Assessor, graduado em Análise de Sistemas, pós-graduado em Gestão de Empresas, Economia e  Gestão de Cidades, com formação em Mentoring e Gestão de Projetos. Possui mais de 20 anos de experiência em liderança, gestão e desenvolvimento de soluções para administração pública.

Paulo Marques Batista Neves, é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, possui pós-graduação em Gestão Pública e tem certificação de Analista Sênior GeneXus. Possui mais de 13 anos de Grupo Assessor e desempenha as funções de analista dos sistemas tributários, App Smartpolis e é coordenador do projeto de Governo Digital. Além disso, integra o N.E.I, o Núcleo Estratégico de Inovação.

Abaixo, assista na íntegra o 1º Episódio do Assessor Cast sobre Inovação na Gestão Pública.

A seguir, confira um resumo dos principais tópicos que foram abordados durante o podcast.

⠀⠀⠀

Inovação na Gestão Pública

Quando falamos de inovação, nosso pensamento quase sempre se direciona à criação de algo que não existe. É comum a idealização de querer ser inovador, de criar algo novo, porém, dentro do processo há a chamada inovação disruptiva. 

Em geral, a inovação disruptiva é um processo no qual uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução superior e inovadora. Aliás, a superioridade pode se dar por ser mais acessível ou simples, o importante é que seja percebida pelos consumidores/usuários. 

A intenção na Inovação na Gestão Pública é que o órgão olhe para o conceito como um processo de transformação, em que possa ver as coisas que fazem de uma forma diferente. Ou seja, buscando maneiras de inovar para trazer mais agilidade, eficiência e maior retorno aos gestores, servidores e munícipes.

 

O Brasil é um país plural

Quando falamos sobre inovar na gestão pública é preciso entender que o Brasil é um país plural, com diversas regiões e cidades com realidades diferentes. Então, tudo isso deve ser considerado ao pensar sobre transformação e inovação.

É necessário também focar nas pessoas que vivem no município. Afinal, elas nascem, crescem, se desenvolvem, empreendem, trabalham e consomem os recursos daquele local. Dessa forma,  todos os processos de inovação devem trazer melhorias para elas, bem como, tornar ainda melhor o relacionamento com a entidade pública.

Todo esse ecossistema público precisa funcionar da melhor forma. Aliás, esse é o principal desafio das cidades brasileiras quanto à Inovação na Gestão Pública. Por exemplo, se as empresas se instalarem de forma mais rápida e menos burocrática, o município expande e gera uma economia mais saudável e receitas de tributos melhores. 

Com isso, essas empresas e os municípios vivem menos de repasses do Governo Federal, possuem mais autonomia financeira e conseguem executar determinadas melhorias.Tudo isso gera um ciclo e fala-se que a cidade se torna mais próspera e as pessoas vivem melhor.

A inovação muda a cultura

O grande trunfo da inovação é mudar a cultura, a gente percebe que quando ela está implantada nas empresas ou em algum processo no órgão público, ela traz uma cultura diferente, uma visão diferente. Isso  porque, a inovação nada mais é do que trazer um benefício para os cidadãos.

⠀⠀⠀

Inovação na gestão pública só existe com tecnologia?

Quando falamos sobre inovação todo mundo já associa à  tecnologia. Então, surge a ideia de que só existe inovação se aplicar ou usar algum artefato tecnológico, ou equipamento revolucionário.

Na verdade não é nada disso. Afinal, desde quando você melhora algum instrumento de acesso no município, para que um cidadão consiga notar a melhoria, seja em qual for o setor, já é uma inovação. 

⠀⠀⠀

Cada município é único

O Brasil é muito grande territorialmente e cada município é formado com  suas culturas, suas raízes, ou seja, nenhuma cidade é igual a outra. Dessa forma, a escalada no processo de inovação na gestão pública deve ser de acordo com a necessidade do município.

Cada cidade tem suas particularidades, portanto, é preciso olhar para essa individualidade para conseguir escalar de acordo com as prioridades. Isso porque, cada local possui uma necessidade muito particularizada. 

É preciso entender qual a vocação do município para que ele possa crescer e inovar. Por exemplo, não basta querer levar uma indústria para o local se não há a infraestrutura necessária. Então, olhe para a sua região e o que ele oferece para acelerar esse processo. 

Soluções adaptáveis

Aqui no Grupo Assessor já vivemos diversas situações em que precisamos adaptar as soluções para atender a realidade de uma cidade. Afinal, a intenção sempre é desburocratizar as tarefas e fazer com que o acesso seja facilitado ao cidadão. 

Sabemos que em cada município que é implantado uma solução nossa, eles tem uma cultura diferente, um segmento diferente, uma forma de agir distinta. Então, o desafio é, “até onde consigo padronizar, rotinas ou situações como município”. 

Tudo isso vai além de uma questão de legislação que altera de região para região. Isso porque, também considera o entorno que vive. Dessa forma, a inovação na gestão pública, torna-se um processo de tolerância.

⠀⠀⠀

A falta de informação é um perigo na inovação na gestão pública

Quando não temos conhecimento de um assunto e não buscamos informação, vivemos na zona de conforto, com base apenas no que conhecemos. Isso é um erro do ser humano, mas que acontece com frequência. 

As pessoas que trabalham com a inovação na gestão pública precisam se desfazer dessa zona de conforto. Aliás, é essencial entenderem o benefício que essas mudanças trazem para o município e para os cidadãos. 

Reforçamos que a falta de conhecimento sobre o que é inovação e onde ela pode chegar, assusta as pessoas e causa uma certa barreira. Então, lembre-se que inovação é uma mudança de cultura e você precisa estar disposto a vivenciar isso. 

 

Diferentes gerações na administração pública

Nos municípios encontramos servidores públicos de várias gerações, pessoas que estão há 30, 40 anos trabalhando no mesmo lugar. Ou seja, elas vem da época que ainda usavam a máquina de escrever.  Hoje em dia, elas trabalham com computadores e uma série de inovações, como a automação.

Isso pode fazer com que eles sintam alguma dificuldade em operar mesmo, então, acabam desistindo e seguindo para o método tradicional e muitas vezes trabalhoso. Afinal, pensam “se deu certo até agora, por que mudar?”.

Todo esse processo de transformação digital e de inovação na gestão pública passa pela etapa de formação, pela educação e a capacitação das pessoas que estão lá na ponta, que é o servidor público. 

⠀⠀⠀

A inovação na gestão pública nem sempre é veloz

Não podemos confundir inovação com velocidade. Quando falamos de inovação os termos mais adequados são agilidade e adaptação. Por exemplo, pensando no conceito de velocidade, dependendo do seu objetivo, você pode encontrar um desafio e não parar a tempo. Assim, o resultado não é nada agradável.

Já pensando em agilidade e adaptação na inovação na gestão pública, queremos falar sobre você olhar e ver o que pode ser feito de forma ágil, mas sem perder a segurança. Então, significa até mesmo mudar o rumo, se necessário.

A agilidade gera uma capacidade maior de mobilidade, de mudar. Portanto, você vê  aquela situação e já consegue adaptar aos cenários e soluções. Sendo assim, a inovação pode ser definida como olhar soluções e iniciativas, criadas e movimentadas pelas nossas próprias mãos e executá-las para promover o bem de todo o município.

 

O conceito de inovação aberta

Todos os pontos que abordamos sobre o conceito nos leva até à inovação aberta. Ou seja, encontrar soluções, pessoas, parceiros, que estão em determinadas regiões que possam contribuir com o processo  de desenvolvimento daquele local.

Smartpolis Innovation Lab 

Um bom exemplo dessa relação é a do Grupo Assessor com o Supera Parque de Ribeirão Preto, onde se encontra nosso Hub de inovação. Isso porque, percebemos que nós precisávamos de ajuda e precisávamos expandir as nossas idéias.

Estamos no terceiro ano de atividades com o Hub de Inovação e foi uma surpresa para uma empresa há tanto tempo no mercado, com uma trajetória de 30 anos, apostar nesse modelo de inovação.  

Com muita orientação e aprendizado, fomos mudando nossa cultura para pensar diferente e poder de fato aceitar a mudança e querer mudar para entregar o melhor da inovação na gestão pública. O Hub nos permite abrir a mente e entender que podemos fazer algo diferente e evoluir. 

O Grupo Assessor, que já tem uma vasta experiência no com atuação no mercado público municipal, traz acesso à administração pública, para quem tem dificuldade de chegar até a ponta, até escalar e se conectar. 

Começamos a nos conectar a um ecossistema diferente, com pessoas que possuem um alto grau de maturidade no processo de inovação. Com isso, conseguimos internalizar o conhecimento e enfrentar os desafios. 

Iniciativas de inovação do Grupo Assessor

Com o Hub de Inovação temos duas iniciativas em andamento, que nasceram em menos de um ano e que já possuem clientes. Aliás, dentro desses projetos foram criados modelos, até para que os funcionários do Grupo Assessor pudessem empreender dentro da empresa e criar suas próprias soluções. Tudo isso gerou muito movimento e inovação em nosso negócio. 

Foco e estratégia são fundamentais na inovação na gestão pública

Não adianta ter muitas frentes quando falamos de inovação na gestão pública. Isso porque, é preciso ter foco e estratégia, é um processo de maturidade, em que entendemos como as coisas acontecem, validamos modelos e conseguimos chegar aos clientes com soluções de fato inovadoras e que solucionem suas dores.  

Em todo o processo de inovação é preciso transmitir o que está sendo aprendido. Por isso, no Grupo Assessor já estamos promovendo esta cultura da inovação, expandindo o nosso conhecimento. Afinal, quanto mais pessoas entenderem sobre o assunto, mais completa serão nossas soluções.

⠀⠀⠀

Tendências de inovação na gestão pública

Quando se fala em tendências de inovação para a gestão pública, o metaverso é um dos primeiros termos que se destacam. Mas, é preciso entender se é apenas um modismo ou se é uma real necessidade do cidadão. Afinal, o cidadão cada vez mais precisa se conectar, ter acesso de forma fácil e ágil aos serviços do município.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial vem hoje com a digitalização de muitas informações, mesmo que esse processo ainda seja um pouco lento na área pública. Porém, com as informações em um âmbito digital, somado a I.A, uma revolução acontece e o gestor consegue ter insights mais assertivos e melhora sua tomada de decisão. 

Uma coleta de dados manuais não têm a mesma eficácia e agilidade da I.A neste processo de inovação. Afinal, com poucos cliques você tem uma série de informações, históricos e dados que ajudam a visualizar o panorama geral. 

Para explicar, o PPA, Plano Plurianual, pode ser criado a partir da inteligência artificial. Assim, basta fazer alguns ajustes e você desburocratiza o processo e tem mais agilidade dentro do município, graças à inovação na gestão pública.

Atenção ao Blockchain

Outro ponto que merece atenção dentro da área pública é o blockchain. Ou seja, nada mais é do que um lugar que você tem uma estrutura que precisa respeitar suas regras e formas para trocar informação  de maneira descentralizada. Portanto, não precisa estar conectado em uma base central e pode ter isso de forma menos burocrática e mais inteligente.

Os Super Apps

Não podemos esquecer também dos famosos Super Apps, que vão chegar até à administração pública, mas com a roupagem certa, para unir todos os serviços em apenas um local, ajudando não apenas os servidores e gestores, mas também os cidadãos.

Governo digital e a inovação na gestão pública

Hoje temos a Lei de Governo Digital, a 14.129/2021, que traz as diretrizes impostas em lei lógico baseadas na LGPD e na lei de acesso à informação. Ou seja, não faltam iniciativas para nossa área.

A intenção é centralizar essas informações, trazer de uma  forma mais simples, mas com acesso melhor. Inclusive, esse é o desafio do Super App, implantar esse conceito, com essas vertentes, aí principalmente nessas bases de serviços.

⠀⠀⠀

Smartpolis do Grupo Assessor

Trazendo um pouco para as soluções do Grupo Assessor, quando surgiu o nosso App Smartpolis, ele também  veio com esse conceito de unificar serviços do cidadão. Dessa forma, hoje no nosso portfólio, na área da saúde, o cidadão consegue fazer todo o atendimento dele. Ou seja, consultar medicamentos, agendar consultas, tudo através do aplicativo, sem ter aquele deslocamento.

Isso é o governo digital, trazer  acesso ao cidadão, para que o deslocamento dele seja apenas o necessário ou pontual e efetivo. Afinal, ele consegue fazer tudo isso por meio da nossa solução, sem sair de casa. Sem dúvidas nossa missão é cooperar com o município e cidadão para promover as cidades inteligentes.

⠀⠀⠀

O governo digital

Todo o conceito de governo digital é muito novo e ele precisa ser explorado. Aliás, é uma situação que não tem negociação, as pessoas precisam mergulhar mais sobre ele, entender o que é, para que serve e como vai atingir o cidadão no município.

⠀⠀⠀

Qual tema você deseja ver no Assessor Cast?

Não deixe de comentar em nossas redes sociais e aqui no blog quais temas deseja ver nos próximos episódios do Assessor Cast. A sua opinião é essencial para o projeto. Também comente o que achou desse episódio e qual sua opinião sobre todo o processo de Inovação na gestão pública.

Siga o Grupo Assessor em todas as redes sociais e fique por dentro das novidades da área e conheça mais sobre as nossas soluções. Temos certeza que podemos ajudar a gestão de sua cidade.